segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Localização geografica da Rússia




A Rússia, Federação Russa ou ainda Federação da Rússia é uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa.
A Rússia é territorialmente o maior país do mundo pois tem a maior área total - 17.075.200 km² constituída pela parte continental e diversas ilhas à sua volta. Em termos populacionais, o país tem a sétima maior população do mundo, com mais de 152 milhões de habitantes.
A capital da Rússia é a cidade de Moscovo. Além da capital, outras cidades importantes são: São Petersburgo, Vladivostok, Rostov, Novosibirsk, entre outras.
A Rússia faz fronteira com catorze países (seguindo o sentido contrário dos ponteiros do relógio a partir do ponto mais a norte): a Noruega (167 km), a Finlândia (1313 km), a Estónia, a Letónia (294 km), a Bielorrússia (959 km), a Lituânia (227 km), a Polónia (206 km), a Ucrânia (1576 km), a Geórgia (723 km), o Azerbaijão (284 km), o Cazaquistão (6846 km), a China (3645 km), a Mongólia (3441 km) e a Coreia do Norte (19 km) totalizando 19533 (em 37.653) quilómetros de fronteiras terrestres.
O país também está próximo dos Estados Unidos da América (estado do Alasca), Suécia e Japão, dos quais se separam por trechos de mar relativamente curtos (o estreito de Bering, o mar Báltico e o estreito de La Pérouse, respectivamente).
Faz parte ainda do território russo, além da porção metropolitana continental, o exclave de Kaliningrado, na zona do mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árcticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Nova Zembla, a ilha de Kolguev, o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangel. Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas e as Ilhas Comandante.



www.wikipedia.com

4 comentários:

Unknown disse...

para fazer um blog com informaçãoe do Wikipédia é melhor não fazer

Unknown disse...

Vai toma no cú

Unknown disse...

Muito importante.

Unknown disse...

é avida