segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Clima

A Rússia tem um clima temperado continental, clima frio subpolar e polar.
No clima temperado continental, os invernos são muito e com alguma precipitação, principalmente sob a forma de neve, que origina a formação de anticiclones provocando alguma secura.
Verões quentes com precipitação abundante, formando centros de baixa pressão e chuvas convectivas.
As amplitudes térmicas anuais, quanto mais afastado do mar maiores serão.

Bioma:
Pradaria -É uma formação herbácea alta e contínua. Constituída por gramizes vivazes, com raízes muito profundas, ajudando a suportar o frio intenso.
Na Primavera, após o degelo torna-se verdejante com flores no Verão.
A fauna é abundante dando a possibilidade aos herbívoros de ter uma alimentação rica. Predominando os cavalos selvagens, os bisontes, as gazelas, os antílopes, veados e carnívoros como as raposas, lobos, chacais e coiotes. Inúmeros roedores e insectos.

Produção agrícola:
Cultura de cereais como o trigo ocupando vastas áreas com uma agricultura moderna e mecanizada por isso obtêm-se grandes volumes de produção determinante para o comércio contribuindo para o preço dos cereais no mercado internacional.

Clima frio
Os invernos são muito frios. Na região polar devido ao factor latitude e também pela causa da longa duração do inverno que pode ser cerca de 6 meses, possibilitando a formação de glaciares.
Os verões são frescos ou mesmo frios. Nas regiões de desértico frio no mês mais quente pode ocorrer temperaturas superiores a 20ºC.
As amplitudes térmicas anuais e diurnas são muito altas.

Bioma:
Floresta de coníferas – Designada por ter arvores e pinhas em forma cónica também denominando a floresta boreal. Predomina os climas frios sendo a maior floresta do mundo, muito densa e uniforme. As espécies dominantes são o pinheiro, abeto e árvores de folha persistente.
A fauna é adaptada aos Invernos frios. As principais espécies são a rena, o caribu, a raposa, o lobo, o lince, o urso e a lontra.

Tundra – É uma formação vegetal rasteira de pequeno porte. Folha persistente descontínua com pequenos arbustos, ervas, musgos e líquenes.
Fauna adaptada ao frio semelhante à floresta de coníferas, pois os animais migram e hibernam dominando as focas, as morsas e os ursos branco.

A produção agrícola é diminuta devido ao solo gelado durante parte do ano. A exploração florestal é a actividade mais importante da floresta de coníferas. A pesca tem um papel importante como a criação de renas e de caribus.

Sem comentários: